Compartilhe com alguém que precisa saber disso:

Mais Populares:

Sinais de alerta para doenças cardíacas

Diogo Sampaio

Diogo Sampaio

Médico Cardiologista, Pós-graduação em Cardio-Oncologia, Mestre em Ciências da Saúde, CRM-GO 18023 RQE 11720.

ataque do coração

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em todo o mundo. Anualmente, cerca de 400 mil pessoas morrem em nosso país decorrente dessas condições. No mundo, esse número chega a 18 milhões!!!

Reconhecer seus principais sinais de alarme são medidas fundamentais para o diagnóstico precoce e tratamento adequado, reduzindo as sequelas e risco de morte atribuídos a essas doenças.

 

A seguir, enumero dois  sinais de alarme para as doenças cardíacas. Na presença de um ou mais desses, faz-se necessária a avaliação de um médico cardiologista.

 

1. Dor no peito

A dor no peito em aperto ou queimação desencadeada por exercício físico ou estresse emocional é sintoma característico de entupimento das artérias do coração. Vale lembrar que essa dor pode espalhar para o pescoço, braços e mandíbula. Se de forte intensidade e/ou persistir por mais de 20 minutos, recomenda-se a avaliação médica imediata pelo risco de infarto.

2. Falta de ar

A falta de ar com esforços progressivamente menores, em repouso, ao deitar ou que acorda o indivíduo do sono é característica da insuficiência cardíaca. Nessa doença, o coração é incapaz de bombear o volume total de sangue. Parte do líquido represado nos vasos sanguíneos extravasa para os pulmões, causando este sintoma.

3. Tosse seca persistente

A tosse seca persistente pode ser sintoma de insuficiência cardíaca, principalmente se estiver associada a falta de ar e outros sintomas dessa doença. O excesso de líquido nos pulmões estimula a tosse.

4. Inchaço nos pés

O inchaço nos pés pode ser consequência de insuficiência cardíaca. Como o coração fica com dificuldade de bombear o sangue nesta condição, o excesso de líquidos acaba extravasando para os tecidos. O acúmulo nos pés se deve por questões gravitacionais. Além de causas cardíacas, doenças do fígado e dos rins também podem levar ao inchaço.

5. Fadiga

A fadiga também pode ser consequência de um quadro de insuficiência cardíaca. O coração enfraquecido, característico dessa doença, tem dificuldade em bombear sangue rico em oxigênio e nutrientes para os músculos. Sem esse aporte, nosso organismo como um todo fica fraco.

6. Extremidades frias e azuladas

Pés e mãos frios e azulados podem ser decorrentes do mau funcionamento do coração do paciente portador de insuficiência cardíaca. Nessa condição, o coração tem dificuldade em bombear o sangue de forma adequada para todo o organismo e por isso as extremidades assumem essa característica. Além do coração, doenças próprias dos vasos sanguíneos podem causar essas alterações.

7. Palpitação

A palpitação ou “batedeira” é um sinal comum de arritmias. Apesar de poder significar apenas o aumento da frequência cardíaca durante o esforço físico ou estresse emocional, a sua ocorrência frequente e/ou imotivada, isto é, sem relação com esforços ou outro motivo aparente, merece investigação com cardiologista.

8. Desmaios

Os desmaios podem ser consequências de doenças cardíacas ou neurológicas. Quando atribuídos ao coração, podem refletir condições benignas ou condições graves (com risco de vida). Justamente pelo fato de poder significar uma doença cardíaca grave subjacente, os desmaios não devem ser ignorados.

Comente o que achou:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais

Posts relacionados:

Posso ajudar?