Compartilhe com alguém que precisa saber disso:

Mais Populares:

O que você não pode sentir na hora da atividade física?

Diogo Sampaio

Diogo Sampaio

Médico Cardiologista, Pós-graduação em Cardio-Oncologia, Mestre em Ciências da Saúde, CRM-GO 18023 RQE 11720.

dores-atividadefisica

A prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios à saúde.

Comumente, o atleta profissional ou amador pode apresentar sintomas transitórios e esporádicos, geralmente de origem muscular.

No entanto, a presença de alguns sintomas é considerado sinal de alerta para a presença de alguma doença cardiovascular mais grave. Vamos a eles?

1. Dor no peito

A presença de dor no peito desencadeada ou agravada pelo esforço físico pode ser um indicativo de uma doença cardiovascular subjacente. Na ocorrência desse sintoma, recomenda-se a interrupção do exercício e a avaliação de um médico cardiologista. Embora possa ser também de origem muscular, somente o médico saberá diferenciar a causa.

2. Desmaio

A ocorrência de desmaio durante o exercício pode traduzir desde condições benignas como a síncope vaso-vagal ou pode estar associada a condições graves, precedendo a parada cardiorrespiratória e morte súbita! O atleta que apresentar um desmaio ou sensação de desmaio deve interromper o exercício e procurar atenção médica imediata. O diagnóstico correto é fundamental para o tratamento adequado e prevenção da morte súbita!

3. Palpitação

A palpitação ou “batedeira” é um sintoma comum durante o esforço físico. Pode traduzir condições benignas como o aumento do esforço do coração em resposta ao exercício ou estar associada a arritmias. A sua ocorrência frequente ou associada a desmaios é um sinal de alerta para condições cardíacas e merece ser avaliada com cuidado.

4. Falta de ar

A falta de ar durante o esforço físico é comumente atribuída a mau condicionamento ou esforço extenuante. Mas quando desproporcional ao esforço realizado ou associada a outros sintomas como dor no peito, deve ser relatada ao médico, pois pode significar a presença de alguma doença cardíaca mais grave.

Soma-se a esses sinais, o histórico familiar de doença cardíaca precoce (homens abaixo de 55 e mulheres abaixo de 65 anos). Na presença desse histórico, uma avaliação cardíaca criteriosa deve ser realizada antes de iniciar a prática regular de exercícios físicos.

Os sinais de alerta não devem ser minimizados, desprezados ou ignorados. Na sua ocorrência, é fundamental a avaliação de um médico cardiologista!

Comente o que achou:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais

Posts relacionados:

Posso ajudar?