Algumas medicações para o diabetes demonstraram benefícios para o coração além do controle das taxas de açúcar no sangue.
Cem anos após a sua criação, a metformina segue como um dos pilares do tratamento do diabetes. Medicação bastante segura, barata e eficaz, foi ainda capaz de reduzir a ocorrência de doenças cardiovasculares como infarto e AVC em alguns estudos.
Agonistas de GLP-1 como a liraglutida (Victoza, Saxenda) e Semaglutida (Ozempic, Rybelsus) também demonstraram redução da chance de ocorrência de doenças cardiovasculares principalmente nos indivíduos portadores de maior risco para essas doenças (cardiopatas ou que já tiveram alguma doença cardiovascular decorrente do entupimento de artérias).
Mais recentemente, os inibidores do cotransportador sódio-glicose tipo 2 (iSGLT2) como a dapagliflozina (Forxiga) e empagliflozina (Jardiance) demonstraram benefício na redução da ocorrência de doenças cardiovasculares na população de alto risco e diminuíram a chance de internação e reduziram a mortalidade nos portadores de insuficiência cardíaca (doença do coração inchado).
Esse benefício foi tão grande que, mesmo em não diabéticos, essas medicações foram testadas. E, conforme estudos clínicos recentes, são recomendadas para portadores de insuficiência cardíaca de variados graus, ainda que não tenham diabetes!!!