Segundo a OMS, cerca de 80% das causas de doenças que afetam o coração são fatores modificáveis, isto é, que podem ser controlados com mudanças no estilo de vida ou tratamento medicamentoso.
Nesse sentido, a realização periódica de um check-up cardiovascular é fundamental para a identificação e controle desses fatores. Níveis elevados de lipídeos (colesterol e triglicérides), pressão alta, diabetes, obesidade, sedentarismo, tabagismo e estresse são exemplos desses fatores que devem ser ativamente rastreados pelo cardiologista e tratados de forma adequada com intuito de reduzir as doenças cardiovasculares.
Além disso, o acompanhamento precoce de indivíduos com história familiar de doenças cardiovasculares pode prevenir ou controlar doenças nos indivíduos mais novos.
O check-up pode ainda detectar alterações cardíacas que ainda não apresentam sintomas e retardar ou evitar a progressão dessas doenças.
É válido lembrar que não há um pacote ou kit de exames a ser realizado. Após uma avaliação clínica e exame físico minuciosos, o cardiologista pode decidir pela necessidade ou não de exames complementares e quais especificamente deve realizar. Como regra geral, recomenda-se que indivíduos adultos passem por uma consulta de check-up cardiovascular a partir dos 40 anos de idade. Caso tenham história familiar de doença cardiovascular ou já apresentem algum fator de risco ou doença cardiovascular subjacente (pressão alta, diabetes, etc) essa consulta deve ser antecipada.